Energia Solar

//Energia Solar

Energia Solar

O sol, maior estrela de que se tem notícia, no nosso sistema, é nosso aliado. Há quem o rejeite e faça tudo para se proteger dele. Mas, continuamos a dizer: o sol é nosso aliado.

Num país tropical como o nosso, e mais especificamente, num estado do nordeste do Brasil, onde o sol brilha quase 365 dias por ano, há muito o que se aproveitar da sua presença: além de iluminar os nossos dias e garantir a nossa vitamina D, o sol é o nosso melhor fornecedor de energia. E o melhor é que essa energia, que é de graça, está à nossa disposição. Por que não usar o sol a nosso favor?

Lei

E Esse fato se tornou ainda mais relevante, quando a Resolução 482, da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – liberou a geração de energia para cidadãos comuns que quiserem economizar na sua conta de luz. A economia que o cidadão comum faz na sua residência, na sua empresa ou indústria é em torno de 98%. Isso é para todo o país.

Conhecimento é tudo

Mas, para que todo brasileiro tenha acesso a um sistema fotovoltaico, é preciso mais informação e incentivo dos órgãos de governo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Greenpeace e a Market Analisys, em 2013, apenas 3 em 10 brasileiros sabiam que é possível gerar a própria energia e economizar na conta de luz.

Vantagens

O panorama atual precisa mudar. Primeiro, porque o sistema de energia fotovoltaica é mais seguro e mais econômico. Segundo, porque a geração de energia pode proporcionar mais emprego e renda. Terceiro, porque contribui com o meio ambiente. E se contribui com o meio ambiente, beneficia todos os seres vivos do planeta Terra.

 

2019-04-23T14:14:08+00:00