Agência Reguladora:
(79) 3302-1205
atendimento@tesseractbrasil.com.br
08h às 18h
Com a fonte abundante de energia solar no nosso país e os altos reajustes de tarifas da conta de energia, é importante saber como funciona a geração de energia fotovoltaica.
Devido à resolução 482/12 da ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), desde 2012, a geração da própria energia está regulamentada, possibilitando que residências e empresas/industrias, através de um sistema fotovoltaico, com painéis solares e inversores, gere a própria energia e que esteja ligado direto à rede da concessionaria(Energisa, Coelba, etc..) que se transformam em “créditos energéticos”, para serem utilizados à noite(quando não é possível gerar energia solar), como também compartilhar esses “créditos” para o abatimento de outras contas dentro da mesma concessionária.
A resolução 482
Agora, com a atualização da resolução 482, o gerador fotovoltaico pode ficar distante do local de consumo, mas precisa ser no território da concessionaria, além da mesma titularidade de pessoa física ou jurídica.
A geração de energia pode ser compartilhada entre pessoas físicas e jurídicas, usuárias da mesma concessionaria de energia. Assim, os créditos podem ser transferidos para vizinhos, parentes e até mesmo, para uma empresa/industria.
VANTAGENS DA
ENERGIA SOLAR
A energia pode ser compartilhada com vários consumidores, como no caso de condomínios, de forma independente, e nas áreas comuns, proporcionando a redução da conta de energia.
Agora, o cliente tem 5 anos para usar a energia excedente, a energia gerada e não consumida.
Até 98% ou até mesmo à taxa mínima de cobrança.
O custo do sistema varia de acordo com o tamanho e tipo de consumo de energia do cliente, mas geralmente gira em torno do custo atual de energia em 5 anos.
Qualquer cliente pode ter seu sistema de geração de energia, sendo ele residencial, comercial ou industrial(respeitando as normas para cada faixa). Os clientes jurídicos contam com linhas de financiamentos especificas, com subsídios e juros mais baixos.
Embora o valor do sistema seja em media, equivalente a 5 anos de sua conta de energia atual, seu retorno é ainda mais rápido, pois quando o sistema é instalado, o cliente fica livre dos aumentos, bandeiras e inflação energética. Logo seu retorno é menos que os 5 anos. Pode se juntar a isso, alguns incentivos como IPTU verde que em Salvador já é dado um desconto de 10% no imóveis que possuem o sistema, ICMS verde que também segue a mesma linha.
Os painéis solares possuem garantia de eficiência de seu funcionamento de 25 anos. O sistema mais antigo instalado está na cidade de Oldenburg – Alemanha, já tem mais de 30 anos e ainda tem produção acima de 90% da inicial.
APERTE O PLAY