Como funciona?

Com a fonte abundante de energia solar no nosso país e os altos reajustes de tarifas da conta de energia, é importante saber como funciona a geração de energia fotovoltaica.

Devido à resolução 482/12 da ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), desde 2012, a geração da própria energia está regulamentada, possibilitando que residências e empresas/industrias, através de um sistema fotovoltaico, com painéis solares e inversores, gere a própria energia e que esteja ligado direto à rede da concessionaria(Energisa, Coelba, etc..) que se transformam em “créditos energéticos”, para serem utilizados à noite(quando não é possível gerar energia solar), como também compartilhar esses “créditos” para o abatimento de outras contas dentro da mesma concessionária.

A resolução 482

Localização

Agora, com a atualização da resolução 482, o gerador fotovoltaico pode ficar distante do local de consumo, mas precisa ser no território da concessionaria, além da mesma titularidade de pessoa física ou jurídica.

Economia imediata!

A geração de energia pode ser compartilhada entre pessoas físicas e jurídicas, usuárias da mesma concessionaria de energia. Assim, os créditos podem ser transferidos para vizinhos, parentes e até mesmo, para uma empresa/industria.

VANTAGENS DA

ENERGIA SOLAR

Uso em condomínios

A energia pode ser compartilhada com vários consumidores, como no caso de condomínios, de forma independente, e nas áreas comuns, proporcionando a redução da conta de energia.

Mais tempos para usar os créditos

Agora, o cliente tem 5 anos para usar a energia excedente, a energia gerada e não consumida.

Processo para o funcionamento do sistema solar

Apresentação do projeto na concessionária.

Aprovação do projeto pela concessionária.

Emissão do parecer do acesso. 

Aquisição dos materiais. 

Instalação do sistema solar.

Solicitação da vistoria à concessionária.

Realização da vistoria.

Realizar as devidas adequações, se necessário.

Efetivar a conexão.

Trocar do medidor para o bidirecional.

Dúvidas Frequentes

Até 98% ou até mesmo à taxa mínima de cobrança.

O custo do sistema varia de acordo com o tamanho e tipo de consumo de energia do cliente, mas geralmente gira em torno do custo atual de energia em 5 anos.

Qualquer cliente pode ter seu sistema de geração de energia, sendo ele residencial, comercial ou industrial(respeitando as normas para cada faixa). Os clientes jurídicos contam com linhas de financiamentos especificas, com subsídios e juros mais baixos.

Embora o valor do sistema seja em media, equivalente a 5 anos de sua conta de energia atual, seu retorno é ainda mais rápido, pois quando o sistema é instalado, o cliente fica livre dos aumentos, bandeiras e inflação energética. Logo seu retorno é menos que os 5 anos. Pode se juntar a isso, alguns incentivos como IPTU verde que em Salvador já é dado um desconto de 10% no imóveis que possuem o sistema, ICMS verde que também segue a mesma linha.

Os painéis solares possuem garantia de eficiência de seu funcionamento de 25 anos. O sistema mais antigo instalado está na cidade de Oldenburg – Alemanha, já tem mais de 30 anos e ainda tem produção acima de 90% da inicial.

Quer saber mais sobre a energia fotovoltaica ?

APERTE O PLAY

Faça um ORÇAMENTO gratuitamente

Agência Reguladora:

Concessionárias:

Certificações:

Aracaju - Sergipe
CEP. 49.000-179
(79) 3302-1205
Salvador - Bahia
CEP. 41.820-770
(71) 3043-3535
Paulo Afonso - Bahia
CEP. 48.607-235
(75) 99148-2833
Arapiraca - Alagoas
CEP. 57.310-540
(82) 99953-2813